Finalizada a Formação da Educação Infantil - Práticas em Sala de Aula

Encerrou no dia 13 de maio a formação dos professores oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Santo Antônio das Missões em parceria com o Grupo InterBras de Curitiba. O curso teve início no mês de março totalizando 40 horas de formação.

Os temas abordados estiveram em consonância ao trabalho pedagógico oportunizado nas escolas de educação infantil e turmas de pré-escola, favorecendo aos professores da rede municipal uma reflexão acerca das práticas desenvolvidas nos espaços escolares.

A formação esteve atendendo uma solicitação específica das EMEIs envolvendo temas como: construção da identidade, desenvolvimento da autonomia, processo de socialização, brincar, literatura em berçário, bem como uma abordagem na linha de Vygostki em relação ao desenvolvimento das funções mentais superiores.

De acordo com o Referencial Nacional da Educação Infantil o trabalho pedagógico consiste em cuidar e educar incluindo participação e produção de sujeitos infantis em uma experiência cultural própria de um grupo social, numa interação entre um ambiente de cuidado, afeto e recursos materiais.