A Cidade

  • Publicado em: 13/08/2014 às 00:00   |   Imprimir

Santo Antônio das Missões é um município que faz parte do território das missões, desmembrado da redução de São Borja, fundada em 1682 no 2° Ciclo Missioneiro. O município tem um território de 1.685 km² e é considerado o maior município em extensão territorial da Região das Missões.
Santo Antônio das Missões guarda em seu território uma magia histórica, desde os primitivos guaranis, o domínio jesuíta, espanhol, português, o gaúcho, invasões estrangeiras, revoluções, a República Rio-grandense, portanto nossa terra foi testemunha e cenário de infindos acontecimentos históricos. Ainda hoje, além de vestígios históricos da cultura do gaúcho, os costumes, as estâncias, criações de gado, fazem parte do nosso cotidiano.
 “Terreno um pouco desigual, mas sempre dotado de pastagens e bosques... Consideráveis são suas construções; a capela, principalmente, é muito grande. Há aqui índios e brancos, dos que atravessaram ultimamente o Uruguai. À noite, põem-se a dançar com as índias, enquanto um deles, toca o violão e canta, segundo o costume...”. Auguste de Saint Hilaire, biólogo Francês, em viagem ao Rio Grande do Sul em 1821, passando pelo território que hoje pertence ao município de Santo Antônio das Missões relatou a “Estância do Itaroquém”.
Conhecida antes como Vila Treze de Janeiro, 4° Distrito de São Borja, teve este nome em homenagem à “Moção Plebiscitária de São Borja”, sua terra mãe, teve sua emancipação político e administrativa em 12 de outubro de 1965. O nome Santo Antônio das Missões teve origem pelo fato de que onde está situada a sede do município havia sido uma sesmaria denominada “Santo Antônio” pertencente aos jesuítas, “Missões” foi acrescentado devido ao município se localizar na Região Missioneira.
O artesanato em lã e couro destaca-se em nossa terra, ambos são vendidos por todo o Brasil. O slogan do município é “Celeiro da Hospitalidade”, devido a comunidade Santo-Antoniense ser muito hospitaleira. Compõem os pontos turísticos da cidade: Museu Monsenhor Wolski, que possui o 2° maior acervo de miniaturas em arte barroca jesuítica de todo o país, Praça da Matriz Antônio Vicente do Nascimento, Santuário de Santo Antônio, Monumento de Santo Antônio no trevo de acesso a cidade, Prédio da Prefeitura Municipal, as Cercas de Pedras, Figueira e o Parque de Exposições Lindolfo Jacques. Destacam-se também as Cercas de Pedras e a Estância do Itaroquém, cenários de acontecimentos históricos e relevantes na história do município de Santo Antônio das Missões.
Venha conhecer nossa cultura missioneira, Santo Antônio das Missões te espera!
 
Dados Gerais
 
A População Total do Município era de 11.210 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, ano 2010. Sua área é de 1.714,24 km² representando 0.6375% do Estado, 0.3042% da Região e 0.0202% de todo o território brasileiro. Seu IDH é de 0.764 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).
Ano de Instalação: 1965 
Microrregião: Santo Ângelo 
Mesorregião: Noroeste Rio-Grandense 
Altitude da Sede: 213 m 
Distância à Capital: 513Km
Associação: AMM
Endereço da Prefeitura: Av Prefeito José Nunes de Abreu, nº 6000.
Telefones:(55) 3367-1450 e (55) 3367-1455.
 
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
 
Localização: Segue a Rota Missões, pela BR 285 de São Luiz Gonzaga em direção a São Borja, chega ao trevo onde tem a imagem de Santo Antônio.
 
Hospedagem
 
Hotel Missões – Av. Florduarte José Marques, nº 6509.
Pousada do Mikika – Rua Irineu Ribeiro de Morais, nº 6273. Fone: (55) 3367- 1190.
Port Hotel – Rua Ricardo Santiago de Godoy. Fone: (55) 3367- 1595.