SMEC realiza encontros do Plano Municipal de Educação

Desde o ano de 2014 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) vem realizando reuniões com o objetivo de orientar e discutir sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação em Santo Antônio das Missões. Primeiramente o Setor reuniu os membros do Conselho Municipal da Educação e do Fórum Municipal da Educação, onde surgiu à iniciativa de se realizar novos encontros. Inicialmente com os vereadores e diretores das escolas municipais e estaduais, em uma importante reunião realizada no ano passado.

No encontro, conforme a SMEC, foram expostas questões referentes ao Plano Nacional e Estadual de Educação, bem como os passos seguidos pela Secretaria de Educação para elaboração do documento que norteará as ações educacionais no município.

Há alguns dias atrás, foi realizado encontro com os supervisores pedagógicos da rede municipal, diretores dos educandários estaduais, escola especial e Conselho Municipal da Educação, para definir os titulares que comporão a comissão técnica de elaboração do plano.

No último sábado (14) as escolas reuniram-se em suas sedes para elaborar as estratégias referentes às metas do Plano Nacional da Educação. Com isso esteve em pauta: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Inclusiva, Alfabetização, Educação Integral, Aprendizado na Idade Certa, Formação e Valorização do Professor, Plano de Carreira Docente e Gestão Democrática. Desta forma, a comissão técnica estará nos próximos dias reunida para organizar as estratégias sugeridas pelo magistério municipal, considerando que as mesmas deverão estar em consonância com os Planos Nacional e Estadual de Educação.

As metas alusivas ao Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, e Educação Profissional ficaram a cargo das escolas estaduais que ofertam estas modalidades de ensino, sendo que as mesmas têm até o dia 30 de março para entrega das discussões construídas nas suas escolas.