Formações oportunizam repensar o processo inclusivo na sociedade e escola

Nos dias 22 e 23 de setembro a supervisora do Setor da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Santo Antônio das Missões, Vera Belchor, acompanhada das professoras Cintia Barcelos e Rejane Bica, educadoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais - desenvolvendo o atendimento educacional especializado a alunos matriculados na rede pública municipal e que necessitam deste atendimento - , estiveram participando da 2ª Semana de Surdos: Cidadania em prática, organizada pela UNIMPAMPA e IFFAR de São Borja. Na oportunidade foram desenvolvidas palestras como forma de discutir a educação bilíngue, a prática de libras na região, acessibilidade e tecnologia para o cidadão surdo.

Recentemente nos dias 31 de outubro e 1º de novembro a formação aconteceu na URI de São Luiz Gonzaga, no I Encontro de Acessibilidade, promovido pelo Núcleo de Acessibilidade da Universidade, onde nestes dois dias aconteceram palestras, painéis e mesa redonda com o objetivo de ampliar as discussões em termos de acessibilidade não somente na universidade, mas em todos os espaços oportunizando o direito de ir e vir de todos.

A SMEC de Santo Antônio das Missões se fez representar pela supervisora da Educação Especial Vera Belchor, bem como pelas professoras do AEE Cintia Barcelos e Rejane Bica, e também com a presença da fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde Sidriane Marques.

Na abertura, 31 de outubro, foi desenvolvida a palestra: Cinema e Acessibilidade, coordenada por Alex Duarte, empreendedor social,  diretor do filme e projeto Cromossomo 21, o qual encantou e emocionou o público presente. A apresentação também contou com a presença de Adriele Lopes Pelentir.

No segundo dia de formação foi desenvolvida a mesa redonda com o tema: “Comunicações orais sobre acessibilidade e inclusão”, onde acadêmicos apresentaram projetos que veem sendo desenvolvido e proposto dentro da universidade, referendando estes dois temas de grande relevância para o debate e a construção de uma sociedade para todos. Na oportunidade foi proporcionado um espaço para os professores do AEE explanarem esta prática especializada desenvolvida nas escolas estaduais e municipais. Desta forma, a supervisora da Educação Especial da SMEC, professora Vera Belchor, falou da importância da equipe multidisciplinar numa ação que vise à inclusão:

- Estamos trabalhando junto a Secretaria de Educação nos últimos 4 anos e com isso observamos a grande procura de vagas nas escolas regulares de crianças com deficiência, o qual acreditamos ser fruto de um trabalho que respeite a todos, assim como enfatizei o papel dos Conselhos nos municípios, citando que o nosso criou o COMPED (Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência) recentemente, sendo este um espaço de discussão e levantamento de demandas sugeridas ao gestor municipal. Lembrando ainda que os administradores municipais precisam ser grandes aliados nesta questão, fato este presenciado em nosso município. Gostaria também de estender o meu reconhecimento à colega Rejane Bica, que nos auxiliou neste momento, ressaltando a importância destes espaços nas escolas regulares.

Finalizando o encontro, o painel: “A inclusão sob as diferentes perspectivas” foi apresentado, onde cada coordenador dos cursos da URI realizaram explanações quanto aos temas em questão: acessibilidade e inclusão.

Fonte: SMEC

Foto: Vera Belchor