Comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down

A Sessão Solene do Dia Internacional da Síndrome de Down, foi solicitada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMPED) ao presidente do Legislativo de Santo Antônio das Missões. Após o consentimento buscou-se parceria com a APAE e Secretaria Municipal de Assistência Social para a realização e organização do evento.

A sessão aconteceu na noite de 21 de março, às 19 horas, com o Plenário lotado, oportunizando as autoridades e comunidade presente momentos de reflexão, conhecimento, descontração e acima de tudo de sensibilização dos familiares e pessoas com Síndrome de Down por seus direitos de igualdade.

Primeiramente foi formada a mesa com as autoridades nominadas no protocolo: presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Nunes, senhorita Cenara Silva da Veiga - representando a população com Síndrome de Down de Santo Antônio das Missões, prefeito municipal Puranci Barcelos dos Santos, secretária municipal de Educação e Cultura professora Rejane de Souza Miranda, secretária municipal de Assistência Social Priscila Nunes, presidente da APAE professora Sandra Bolacel Antunes e a presidente do COMPED professora Vera Lucia S. Belchor.

O presidente da Câmara de Vereadores fez a abertura da sessão solene, manifestando-se em nome dos demais vereadores presentes no evento, motivo este que não haveria tempo suficiente para a manifestação de todos os edis, devido a programação extensa e direcionada as pessoas com Síndrome de Down e familiares.

Logo após, a jovem Cenara agradeceu a presença de todos, assim como falou da importância daquele momento para ela e para todas as pessoas com Down. Na sequencia a professora Sandra B. Antunes, presidente da APAE, fez uma excelente explanação sobre a Síndrome de Down, oportunizando conhecimento aos presentes sobre esta síndrome que acomete mais de 270 mil pessoas em todo território brasileiro.

O evento apresentou um material produzido a partir de fotos dos 16 santo-antonienses, com uma referência ao primeiro caso de Síndrome de Down em Santo Antônio das Missões, isso em 1935 quando nasceu Adir Pereira de Carvalho (Diquinho), falecido com 51 anos, tendo na comunidade seus irmãos: Belquides e Nadir Carvalho, assim como seus sobrinhos. No documentário foram relacionadas todas as crianças, jovens e adultos do município, como forma de agradecimento a presença de todos que estiveram presentes.

Na oportunidade as mães Neli da Veiga, Vera Schuquel e Sonia Lucero deram depoimentos falando de suas experiências com mães, bem como as expectativas em relação as suas filhas.

A presidente do COMPED agradeceu a presença de todos, razão pela qual celebra hoje (21) este dia tão importante. Agradeceu a todos os apoiadores do evento, os quais foram de extrema importância para que o mesmo atingisse os objetivos com um número expressivo de pessoas, ressaltando a frase estampada na camiseta que várias pessoas vestiam: “A diferença é + um no 21”.

Um convite muito significativo também foi feito pela professora Vera Belchor, destacando a data que traz um tema por sinal bastante sugestivo: ‘Meus amigos, Minha comunidade’, “que possamos estar levando em nossos corações este grande convite de amizade, de união e de respeito à diversidade. A diversidade que faz de nossos espaços: família, sociedade e escola um lugar de diferenças que se completam uma a outra. Olhe para eles, e não para a síndrome e você vai descobrir um ser humano tão incrível quanto você”.

Encerrando os pronunciamentos o prefeito municipal Puranci Barcelos dos Santos manifestou sua alegria em poder estar naquele momento compartilhando de algo tão especial e significativo para a comunidade, parabenizando os apoiadores e parceiros do evento.

Os participantes foram homenageados com a música “Como é grande o meu amor por você”, entoada pela senhora Lucia Falcão, mãe de Scheila Falcão, acompanhada por Ezequiel da Rosa, o qual fez com que a plateia sentisse-se emocionada pela beleza de sua voz. Ainda no palco os convidados foram agraciados com a música: “Pra ser feliz” de Daniel, interpretada por Ezequiel da Rosa.

Encerrando a sessão os convidados participaram da corrente da solidariedade em frente à Câmara no Largo Evangelista, onde formando elos entrelaçando os braços, o que representava a corrente, buscou-se o fortalecimento na defesa dos direitos de igualdade para todos. A Câmara de Vereadores ainda ofertou um lanche aos presentes.