Definida a programação da Semana da Pátria 2015 de Santo Antônio

Com o objetivo de organizar e definir a programação da Semana da Pátria 2015, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) reuniu no dia 06 de agosto, os diretores municipais, estaduais e da Escola Especial para tratar assuntos referentes aos eventos cívicos.

Este ano os temas sugeridos para o desfile serão a Nível Nacional: “Sesquicentenário do Nascimento de Olavo Bilac”, a Nível Estadual a “Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai” e a Nível Municipal: “Santo Antônio das Missões – 50 anos de vivências, saberes e valores”.

Conforme a SMEC, ficou definido que as programações terão início no dia 01 de setembro, às 09h00min, na Praça da Matriz, com hasteamento dos pavilhões, acendimento do Fogo Simbólico na Plataforma Cívica e abertura oficial, culminando com as apresentações das bandas das Escolas Estaduais: Colégio Tolentina Barcelos Gonçalves, ETE Achilino de Santis e Joaquim Nascimento Barcelos.

Na oportunidade foi organizado o cronograma do ensaio de marcha para todas as escolas, sendo que este ano, os ensaios serão coordenados pela banda do Colégio TBG e durante a Semana da Pátria a guarda do fogo simbólico estará a cargo das escolas municipais, estaduais e escola especial, e a noite com o apoio e parceria dos guardas municipais e Brigada Militar.

Também foi definido o cronograma das escolas participantes para o dia 7 de Setembro. O desfile será conduzido pelas bandas das seguintes escolas: Colégio TBG, ETE Achilino de Santis e Escola Joaquim Nascimento.

Aproveitando a reunião foi exposta a programação da Semana do Município em outubro, onde a SMEC estará promovendo a Feira do Livro na Praça da Matriz no dia 08 do mesmo mês, com apresentações teatrais das escolas, espaços lúdicos, comercialização de livros de todas as faixas etárias, projeto “Ler é bom demais” com a troca de livros usados, entre outras atividades que serão desenvolvidas neste dia. No dia 09 de outubro terá o dia do lazer com os brinquedos do SESC para as crianças das escolas, assim como a Mostra de trabalhos da Educação Infantil e Ensino Médio.

Para completar a organização dos eventos cívicos, no dia 13 de agosto foi realizada uma reunião com as entidades interessadas em participar do desfile de 7 de setembro, ficando definida a participação do Clube dos Desbravadores, Lar da Criança, Escolinha de futebol da Jussara e Secretarias Municipais da Assistência Social, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento e Meio Ambiente. Desta forma pretende-se enaltecer a Pátria e valorizar ainda mais o povo santo-antoniense.