17ª Regional da Agricultura de São Luiz Gonzaga promove reunião sobre Mormo

No início da noite da última sexta-feira, 07, a prefeitura de Santo Antônio das Missões promoveu uma importante reunião com representantes da 17ª Supervisão Regional da Agricultura de São Luiz Gonzaga, para esclarecer sobre o Mormo, doença contagiosa que pode passar para seres humanos através de contato com cochos e bebedouros contaminados, bem como uso de agulhas, esporas e encilhas. O encontro ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

A reunião promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e coordenada por Alonso Duarte de Andrade, contou com a presença do prefeito Puranci Barcelos, secretários municipais, vereadora Claudete Druzian, e pessoas da comunidade interessadas pelo assunto.

O Mormo é uma doença infectocontagiosa que acomete os equinos e tem como agente etiológico a bactéria Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. A infecção por esta bactéria se da através do contato com fluídos corporais dos animais doentes, como: pús, urina, secreção nasal e fezes. Este agente pode penetrar no organismo pela via digestiva, respiratória, genital ou cutânea (através de alguma lesão), alcançando a circulação sanguínea, indo alojar-se em alguns órgãos, em especial, nos pulmões e fígado. Esta bactéria possui um período de incubação de aproximadamente 4 dias.

Estado

No Rio Grande do Sul foi confirmado um caso de Mormo em um cavalo no município de Rolante. Com isso, a Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária do Estado está adotando as medidas de defesa sanitária animal em consonância com as ações de prevenção e controle de Mormo, prevista na Instrução Normativa nº 024 de 05/04/2004, publicada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, desenvolvendo reuniões de esclarecimentos sobre a doença, assim como orientando os produtores a realizar exames de diagnóstico nos animais e esclarecendo quanto ao tráfico e aglomerações de equinos.