Jornada Pedagógica 2015 “O Saber de Cada Um Vivenciado Por Todos”

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) finalizou no último dia 02 de Julho a jornada pedagógica ofertada aos professores da Rede Municipal de Educação, no ano de 2015.

Desde o mês de fevereiro a Secretaria estava realizando mensalmente encontros de formação aos professores e monitores municipais, objetivando a discussão continuada de temas relevantes no contexto educacional. Esta formação também esteve aberta aos funcionários do Lar da Criança, assim como os professores da escola especial.

No primeiro encontro os professores tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos no tema “Inteligência Educacional”, com o palestrante Léo Berlese, da Conexão Alpha de Porto Alegre, o qual foi patrocinado pelo vereador Dorneles, da cidade de São Borja.

No segundo encontro o tema em debate foi: “Desafios para vivermos e convivermos”, com o palestrante professor Mestre Jomar João Donadel, do Instituto Farroupilha de São Vicente do Sul, e o tema: “Tecnologias aplicadas à Educação”, com a professora Dalva Escobar, da 32ª Coordenadoria Regional da Educação.

O terceiro encontro foi debatido o tema: “Afetividade e Resolução de Conflitos no Contexto Escolar”, com a psicóloga Cintia Wertonge.

O tema em debate no dia 02 de julho foi: “Desafios da Educação Inclusiva na Escola Regular”, com as professoras Ms. Cleusa Ziesmman da UFFS de Cerro Largo e Sonize Lepke da UFFS de Erechim.

“Concluindo a formação temos a convicção que os temas trabalhados foram de extrema importância para as situações vividas na escola, pois a necessidade de contínuo aprimoramento profissional e de reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica faz-se necessário para que aconteçam melhorias no processo ensino-aprendizagem através da ação do professor”, afirma a secretária de Educação Rejane de Souza Miranda.