Cerimônia de recepção da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, em Santo Antônio das Missões

Na tarde desta segunda-feira, 22/8, às 16h, ocorreu a cerimônia de recepção da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, coordenada pela Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul.

Os representantes da Liga foram recepcionados no Pórtico Municipal, trevo de acesso ao município, pelo prefeito Felisberto Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Glasfira Amarante, secretários, assessores municipais e vereadores, assim como representantes da sociedade civil e militar, diretores, professores e alunos do município.

Uma linda carreata foi formada e chamou a atenção da população. Durante o percurso - pelas principais ruas na cidade - a comunidade escolar externou o seu carinho com gritos e aplausos.

A Centelha do Fogo Simbólico da Pátria foi conduzida até o 3º Pelotão da Brigada Militar pelo comandante do Eixo, representante da Liga da Defesa Nacional, 2º tenente R2 Júlio César Hilzendeger, adjunto do Eixo 2º sargento R1 e chefe escoteiro Manoel da Rosa Michael, chefe de VTR do Eixo 3º sargento Jhosefer de Jesus Lucas e o motorista do Eixo soldado EP José Henrique Marques.

A Centelha ficará guardada na Brigada Militar até o início da Semana da Pátria que ocorrerá no dia 1º de setembro, na Praça Antônio Vicente do Nascimento.

História

A centenária Liga da Defesa Nacional, entidade fundada no Rio de Janeiro em 1916 por um grupo de intelectuais liderados pelo poeta Olavo Bilac, está presente em todos os rincões do Brasil. Foi criada para “robustecer na opinião pública nacional um elevado sentimento de patriotismo”, frase que consta na ata de fundação da Liga.

Um dos maiores eventos dirigidos pela Liga é a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Em 1936, dirigentes dos clubes esportivos de Porto Alegre assistiram a abertura dos jogos Olímpicos de Berlim e ficaram impressionados com a suntuosidade e simbolismo da corrida de revezamento da Chama Olímpica na abertura daqueles jogos.

Ao retornarem ao Brasil, idealizaram um evento semelhante que motivasse os brasileiros para o civismo e o patriotismo, em especial durante a Semana da Pátria. A corrida teve sua primeira edição em 1938 e em pouco tempo o evento cívico ganhou destaque nacional.

Atualmente, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria é iniciada com o acendimento da Pira da Pátria em local histórico, em Porto Alegre, de onde são retiradas as centelhas que, por dez eixos diferentes, percorrem milhares de quilômetros do Rio Grande do Sul para levar o Fogo Simbólico aos municípios gaúchos.