SMEC realiza primeiras ações para o início do ano letivo 2015

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Santo Antônio das Missões realizou no dia 03 de fevereiro um encontro com as serventes e merendeiras das escolas municipais. Primeiramente foi proporcionado um trabalho reflexivo com a psicóloga Juliana Marques, seguida de orientações e determinações para o desenvolvimento do trabalho no decorrer deste ano.

No dia 04 de fevereiro o encontro foi direcionado aos diretores que atuam nas escolas municipais, o qual contou com um momento de discussão sobre o papel de cada profissional em sua comunidade escolar. Seguida foram orientados quanto aos programas ofertados pelo MEC e a adesão do município para 2015, e exposto questões referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), sendo que até o momento o Ministério da Educação não disponibilizou o pagamento da 2ª parcela do ano de 2014 as escolas, bem como a falta de repasse do programa Mais Educação.

Quanto ao trabalho pedagógico destacou-se que neste ano está sendo proposto como tema gerador das ações pedagógicas “Santo Antônio das Missões – 50 anos de vivências, saberes e valores” de forma que cada escola possa estar proporcionando maneiras de valorizar a história de nosso município. Quanto aos eixos temáticos propostos para ser trabalhados durante o ano: 1º trimestre: Escola - Espaço de formação cidadã; 2º trimestre: Resgatando valores e despertando atitudes para um planeta mais humano e no 3º trimestre: Santo Antônio das Missões 50 anos de história.

Também foi solicitado que as escolas desenvolvam novamente o projeto: “Adolescência Sadia: To nessa” com turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental focalizando a temática da saúde, gravidez, drogas, entre outros assuntos que fazem parte da vida nesta faixa etária.

Quanto a formação continuada terá início na abertura do ano letivo no dia 19 de fevereiro no horário das 08h00min às 12h00min, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, com continuidade de acordo com calendário estabelecido pela secretaria.

Este ano o município participará do 1º Fórum da Educação Infantil das Missões na cidade de São Luiz Gonzaga, no dia 20 de fevereiro, o qual será direcionado aos professores que atuam na educação infantil, com inscrição paga pela própria secretaria. Outra oportunidade de formação é a Semana da Educação Infantil, parceria da SMEC com o Grupo InterBras, sendo que as inscrições poderão ser efetuadas na secretaria.

O ano letivo para os alunos iniciará dia 23 de fevereiro nos dois turnos. O período de matrículas encontra-se aberto nas referidas escolas municipais.

Concluindo o encontro foi exposto pelos diretores algumas solicitações que dentro do possível a SMEC estará atendendo.