Encerramento da primeira turma de alfabetizadores participantes do PNAIC

Na manhã desta terça-feira (02) na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio das Missões, ocorreu a cerimônia de encerramento da primeira turma de alfabetizadores participantes do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A mesa foi composta pelo prefeito Puranci Barcelos, vice-prefeita Izalda Boccacio, presidenta do Legislativo Claudete Druzian, secretária de Educação Rejane de Souza Miranda e a professora formadora do Pacto Magda Pereira.

O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa teve inicio no município em 2014. É um programa oferecido pelo Governo Federal, e tem como objetivo formar professores alfabetizadores capazes de garantir o direito à alfabetização plena a meninas e meninos até o 3º ano do ciclo de alfabetização. Segundo a coordenadora Pedagógica da SMEC, professora Roselaine de Fátima Lottermann, foram 20 professores participando do PNAIC.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.