Educação promove reunião com o 14º BPM sobre retomada do Proerd em 2019

 Na última terça-feira, 20, na Sala de Reuniões da Prefeitura, a secretária municipal de Educação Gladis Miranda, a coordenadora pedagógica Roselaine Lottermann e demais representantes do setor reuniram-se com a capitã Liliane, sargento Ailton Pires e o soldado Leonardo Fener do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para tratarem sobre a retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no município em 2019.

 Desde o ano passado, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), havia sido solicitado via ofício o retorno das atividades do Proerd, com aulas ministradas nas turmas de 5º ano a partir do mês de setembro deste ano.

 No Brasil, o Proerd é organizado pela Câmara Técnica Nacional, vinculado ao Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, e tem o objetivo de desenvolver uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado (policial instrutor Proerd), professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar gaúcha.

 A reunião contou também com a presença dos diretores das Escolas Municipais e Estaduais Antônio dos Santos Robalos, Santo Antônio, Evilásio Jacques Ourique, Deocleciano Rodrigues da Silva, Achilino de Santis, Joaquim Nascimento Barcelos, Tolentina Barcelos Gonçalves e Apae.

Proerd

 No âmbito da Brigada Militar tem as normas e procedimentos regulados na Nota de Instrução de Ensino e Treinamento nº 005.1 em programa institucional da Corporação e Política Pública de Prevenção às Drogas, consoante Lei Estadual n° 13.468, de 15 de junho de 2010; aplicado na rede escolar do Estado do Rio Grande do Sul. Visa alcançar crianças dos 5º e 7º anos, da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para jovens do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Estado, a fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção primária, proporcionando um currículo educacional de prevenção direcionado aos pais ou responsáveis dos alunos Proerd e adultos interessados em geral.

Todos os currículos são aplicados com técnicas pedagógicas e materiais didático específicas, definidas pela Coordenação Estadual, seguindo as normas e preceitos da Câmara Técnica Nacional do PROERD.