SMEC promove etapa municipal do “MPT na Escola - Contra o Trabalho Infantil”

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) realizou na manhã desta terça-feira, 11, a etapa municipal do “MPT na Escola - Contra o Trabalho Infantil”. A atividade ocorreu na Quadra Esportiva Faustino Lago, em Santo Antônio das Missões, sob coordenação das professoras Sônia Ramos e Volnira Carvalho.

“MPT na Escola - Contra o Trabalho Infantil” é um programa ofertado pelo Ministério Público do Trabalho para auxiliar os municípios no combate ao Trabalho Infantil.

Em 2018, Santo Antônio das Missões fez adesão ao programa e promoveu um importante trabalho com as turmas de 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio dos Santos Robalos. Neste ano, a SMEC ampliou a proposta para contemplar as demais escolas da sede do município, sendo desenvolvido nas Escolas Evilásio Jacques Ourique (4º ano) com a professora Joceli na modalidade de ‘Desenho’; Santo Antônio (5º ano) com os professores Eli, Claúdia e Douglas na modalidade ‘Conto’; Deocleciano Rodrigues da Silva (6º ano) com a professora Renata na modalidade ‘Poesia’; e na Antônio dos Santos Robalos (7º ano) com as professoras Naia e Iara, na modalidade ‘Curta-metragem’.

No decorrer do mês de maio, as turmas desenvolveram em sala de aula atividades pedagógicas relacionadas ao ‘Trabalho Infantil’, e cada turma enfatizou, além do tema proposto, um subtema, sendo 4º e 5º ano reciclagem e as turmas de 6º e 7º ano aprendizagem profissional. As escolas realizaram suas apresentações e os demais trabalhos produzidos pelos alunos, como desenhos, contos e poesias ficaram expostos para visitação no varal literário. Também foi realizada uma explanação sobre o tema em questão pela psicóloga Claudia Ávila.

Agradecimentos

A SMEC agradece e parabeniza os professores envolvidos: Joceli, Eli, Claudia, Douglas, Renata, Iara e Naia pelos belíssimos trabalhos, bem como aos alunos que mais uma vez demonstraram seus talentos. A Educação também ressalta a parceria do CREAS que se disponibilizou em ser um colaborador neste dia e realizar uma oficina de confecção de ‘Catavento’, que é o símbolo do combate ao Trabalho Infantil.