Prefeitura de S.A Missões participa de evento anual de todos os municípios que participam do programa “A União faz a Vida”

Desde o ano de 2017 a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Evilásio Jacques Ourique participa do programa “A União faz a Vida”, que tem como gestora a Cooperativa Sicredi União/RS. O programa está permeado nos princípios da cooperação e cidadania, os quais precisam fazer parte do cotidiano da escola envolvida. A cooperação é um conceito que visa fortalecer as práticas de convivência nos ambientes escolares, interligando a cidadania que consiste em um valor básico de uma sociedade democrática.

O Programa “A União faz a Vida” tem uma mascote que simboliza os objetivos do programa nas comunidades escolares: uma abelhinha. Ela representa o trabalho em cooperação e tornou-se uma identidade para o PUFV.

Em 2017, o programa ofertou a formação dos professores na escola. Neste ano, a proposta iniciou sua aplicabilidade, partindo de um planejamento dialógico visando a transdisciplinaridade.  Nesse sentido, o grupo de professores escolheu como comunidade de aprendizagem o Bairro Jardim dos Pampas, local onde a escola está inserida. As turmas de alunos de Pré até 8º ano do ensino fundamental visitaram entidades situadas no bairro para a realização das expedições investigativas, sendo elas: Lar da Criança, Lar do Idoso, Piquete dos Farrapos e a ESF Jones Pereira.

A expedição investigativa dentro da metodologia do “União faz a vida” consiste em conhecer o local escolhido, buscando informações e dados que servirão de suporte para o trabalho curricular ao retornar à escola. O aluno precisa munir-se de fotos, entrevistas e registros escritos para após socializar-se em sala de aula. Cabe aos professores estabelecer ligação entre os conteúdos e também entre as disciplinas, tornando o conteúdo multidisciplinar.

A Escola Evilásio está empenhada nesta metodologia acreditando que este programa é um grande diferencial e que pode ofertar um novo olhar sobre a educação neste espaço, envolvendo pais, professores, enfim, comunidade escolar. Concomitantemente ao trabalho pedagógico a escola recebe assessoramento pedagógico coordenado pela coordenadora do programa Tania Pires de Almeida e a professora Cris Krindges da Setrem - que é responsável pelas orientações pedagógicas com grupos de estudo na escola.

Evento anual

Na quinta-feira, 25, aconteceu na cidade de Santa Rosa o evento anual de todos os municípios que participam do programa, englobando atualmente 12 municípios, com estimativa de atingir 20 cidades em 2019. A comitiva de Santo Antônio das Missões esteve formada pelo prefeito Puranci Barcelos e esposa, a vice-prefeita professora Izalda Boccacio e esposo, gerente da Sicredi local Jorge Rafael dos Santos, secretária municipal de Educação e Cultura Leticia Camargo Gamarra, diretora da Escola Evilásio professora Fatima Pereira, a supervisão pedagógica professora Vera Belchor, e um grupo de 08 professores da escola. O objetivo do encontro foi apresentar algumas ações do programa que foram desenvolvidas nos municípios envolvidos, assim como oportunizar uma homenagem pela passagem do Dia do Professor.

Juntamente com o assessoramento pedagógico promovido no dia 26 de outubro, foi realizado também um encontro com os pais, onde a coordenadora Tania realizou uma explanação desta metodologia aos progenitores da escola.

No dia 12 de dezembro acontecerá a apresentação dos trabalhos realizados durante o ano a comunidade escolar e aos santo-antonienses, com relatos e apresentações das turmas de alunos da Escola Municipal Evilásio Jacques Ourique.

Foto: Leticia Gamarra/Secretaria Municipal de Educação