Prefeitura promove formação de professores da Educação Infantil

A Prefeitura de Santo Antônio das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Josefa Ruzycki, promoveu na sexta-feira, 27, a formação aos diretores, professores e monitores da Educação Infantil. Os participantes foram recepcionados com café colonial acompanhado de belas apresentações de violino com o menino Abner Robalo.

Com o tema “Novos olhares e práticas na Educação Infantil”, o objetivo da formação foi discutir e viabilizar práticas que sejam desenvolvidas nas Escolas de Ensino Infantil e Pré-escolares. Pelo turno da manhã, o trabalho foi coordenado pela psicopedagoga Sandra Welter Ilha e a fisioterapeuta Marzane Bolzan de Oliveira, as quais abordaram sobre o desenvolvimento psicomotor da criança na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses.

Pelo turno da tarde coordenaram os trabalhos a enfermeira Valéria Lavarda Martins e a psicóloga Sara Balbé de Santis, trabalhando os temas sobre os primeiros socorros e cuidados com estas crianças em caso de acidentes dentro das escolas, assim como uso de medicamentos, processo febril, possíveis convulsões, bem como quais encaminhamentos necessários que a escola precisa realizar nestes imprevistos. A psicóloga Sara abordou sobre a importância da afetividade e o vínculo do afeto nesta faixa etária, que são imprescindíveis para a construção da personalidade da criança, ressaltando também, questões referentes a limites e regras no âmbito escolar.

Durante o encontro as professoras e monitores da EMEI anfitriã apresentaram algumas possibilidades pedagógicas que podem ser construídas e desenvolvidas nas turmas de Educação Infantil, estimulando assim o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo destes alunos.