Dia Nacional do Surdo: Setembro Azul!

Setembro é um mês especial para a Comunidade Surda, visto que se comemora o Dia do Surdo. A Comunidade Surda chama de “Setembro Azul”, a data para a comemoração do Dia Nacional do Surdo que acontece no dia 26 de setembro. Mês que marca a lembrança das pessoas surdas, de suas lutas e conquistas.

Além do dia 26 de setembro, neste mesmo mês os surdos comemoram o dia dez (10) como o Dia Mundial das Línguas de Sinais, bem como trinta (30) do mesmo mês o Dia Internacional do Surdo. São três datas importantes e que são fruto das lutas travadas pela Comunidade Surda e que vem fortalecer este movimento mundialmente.

Em nosso País a Comunidade Surda conquistou o reconhecimento legal de sua língua – a Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS – com a Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e o Decreto federal Nº 5.626/2005, onde se reconhece a Libras, como uma língua natural das pessoas surdas do Brasil, e garante o respeito à Cultura dos Surdos, e ainda, o respeito ao ensino dos surdos na língua brasileira de sinais como sua primeira língua e na fala portuguesa como a segunda língua.

Em Santo Antônio das Missões, na perspectiva da Educação Inclusiva as escolas contam com alunos surdos matriculados tanto na rede municipal como na estadual. Desta forma, e comprometidos com estes sujeitos que no ano de 2014 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) proporcionou uma formação em Libras – Língua Brasileira de Sinais para os professores da rede. Neste ano de 2015 o curso iniciou a segunda etapa oportunizando a continuidade dos estudos, de forma que o desenvolvimento destes alunos aconteça de maneira positiva na escola regular.

Cor azul

Alia-se a cor azul, que simboliza a comunidade surda em todo o mundo e está presente no laço que representa o conceito de Ser Surdo, assim como engloba a história, cultura e língua de uma comunidade. Representa também a opressão sofrida pelas pessoas surdas ao longo de décadas, em um mundo majoritariamente ouvinte.