Prefeitura de Santo Antônio das Missões inaugura Sala do Empreendedor

A Prefeitura de Santo Antônio das Missões inaugurou nesta terça-feira, 19, a ‘Sala do Empreendedor’ – espaço físico que materializa a simplificação dos processos de abertura, baixa, alteração, funcionamento e licenciamento das empresas. A parceria foi firmada com o Sebrae/RS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O local ficará disponível no Prédio da Prefeitura, Setor de Compras e Licitação.

De acordo com o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Claudiomiro Reis, o espaço é uma referência para o empreendedor e uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento econômico do município:

“As parcerias que poderão ser firmadas a partir deste setor, proporcionará uma maior conexão das ações e consequentemente potencializará para um melhor resultado. Visando a desburocratização, busca-se com este espaço, uma centralização e concentração de serviços, materializando assim um local único de processamento observando a premissa de quem deve circular são os documentos e não o empreendedor. Os serviços prestados neste espaço podem ser diversos, visando sempre a simplificação e desburocratização com foco no desenvolvimento municipal.”

Cabe salientar, conforme a Secretaria Municipal da Administração e Planejamento, que o escopo da Sala do Empreendedor tem potencial para ser muito maior do que a desburocratização dos processos. Pode e deve ir além destes serviços. A sala precisa ser o espaço de referência e o elo entre o cidadão empreendedor com a gestão municipal, tornando, desta forma, o ambiente mais favorável ao empreendedorismo, fomentando o crescimento das micro e pequenas empresas no município.

Acesso a crédito

A Sala do Empreendedor pode ir além da emissão de alvarás, agregando as demais agendas de interesses empresariais no município, como por exemplo o acesso a crédito e a interação com outros agentes ou instituições que interfiram diretamente no dia a dia da empresa, fora a prefeitura, de acordo com Marcio Francisco Benedusi, coordenador Estadual da Sala do Empreendedor do Sebrae/RS.