“Faça Bonito”: CREAS e NAAB promovem palestras para falar sobre a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes

Hoje, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para discutir e minimizar esse assunto o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB), com apoio da rede socioassistencial promoveram importantes palestras no Clube 7 de Setembro, em Santo Antônio das Missões.

“Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”! A campanha quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A abertura do evento foi feita pelo prefeito Felisberto Ferreira. Já as palestras foram conduzidas pela:

- (1ª) juíza de direito da Comarca de Santo Antônio das Missões Drª Ana Lúcia Todeschini Martinez, que falou sobre “Crimes sexuais contra crianças e adolescentes e seus aspectos processuais”;

- (2ª) estudante do curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Caroline das Chagas Oliveira, que abordou sobre “A prevenção acima do tabu: a relevância da educação sexual e das questões de gênero no contexto escolar”;

- E (3ª) a psicóloga e coordenadora do NAAB Rozelane de Santis Moraes, que falou sobre “o Papel da rede de atendimento na escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência”.

A proposta faz parte de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido junto com a rede socioassistencial para orientar as famílias e a sociedade sobre esse tema tão importante, difícil e delicado – mas que deve ser abordado.

Denuncie

O abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime e deixa marcas incuráveis. A sociedade é responsável para que esse silêncio seja quebrado e a realidade mude. Se você conhece ou suspeita que alguma criança ou adolescente sofre violência, denuncie e seja a voz daqueles que não podem falar.