Realizada inspeção militar em Santo Antônio das Missões

Na manhã desta terça-feira, 30, no CTG Porteira das Missões, jovens que haviam se alistado na Junta Militar de Santo Antônio das Missões, no período de janeiro a junho, classe de 96 e anterior, realizaram inspeção de saúde para ingressar nas Forças Armadas do Exército Brasileiro. O prefeito Puranci Barcelos esteve acompanhando o juramento à Bandeira.

 

A turma foi avaliada pela Comissão de Seleção (CS), presidida pelo Cap. Galvão do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (R C Mec), com sede em São Borja, com a presença do delegado Ten. Mauricio Silva, de Santiago. De 54 jovens, 14 foram dispensados e 40 considerados aptos para passar por mais uma seleção em fevereiro de 2015. Os jovens que foram dispensados já prestaram o juramento à Bandeira e nos próximos dias já estarão recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

 

Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato, do sexo masculino, que completa 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se.

 

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreender, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.

 

Período

 

O período de alistamento militar compreende os seis primeiros meses do ano em que o cidadão completar 18 anos. Para fazê-lo, é preciso comparecer à Junta de Serviço Militar munido de Certidão de Nascimento, duas fotos 3X4 (sem data e recente) e um comprovante de residência. Quem mora fora do País deve dirigir-se à Embaixada ou Consulado mais próximo.