Instaladas 50 armadilhas de oviposição para combater a dengue

• Essa técnica permite aos agentes de endemias uma observação rápida e eficiente da quantidade de mosquitos em cada região.

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 16/04/2024 às 09:05   |   Imprimir

A Prefeitura de Santo Antônio das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está adotando uma nova estratégia para combater a proliferação da dengue na comunidade: a instalação de 50 armadilhas de oviposição, também conhecidas como ovitrampas. Essas armadilhas serão espalhadas pela área urbana do município, visando capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

As ovitrampas são dispositivos específicos para coletar ovos de mosquitos, em particular das espécies Ae. aegypti e/ou Ae. albopictus. Elas têm sido utilizadas com sucesso para detectar e monitorar a densidade das populações desses vetores em áreas infestadas, além de direcionar as ações e avaliar o impacto das estratégias de controle vetorial.

Cada ovitrampa é composta por um recipiente plástico preto de boca larga e uma palheta de madeira aglomerada (Eucatex®), de tamanho 15 cm por 2,5 cm. A palheta é presa com um clipe, com o lado áspero voltado para o centro da ovitrampa, onde ocorre a postura dos ovos pelas fêmeas do mosquito.

Após cinco dias da instalação das ovitrampas, elas foram recolhidas e os ovos foram contados. Esses dados foram então inseridos em um sistema de contagem de ovos, gerando um mapa das armadilhas e identificando as áreas de maior risco de infestação pelo mosquito.

Essa técnica permite aos agentes de endemias uma observação rápida e eficiente da quantidade de mosquitos em cada região, acelerando as ações de combate antes que os insetos se desenvolvam. O monitoramento contínuo e minucioso possibilita direcionar de forma precisa as medidas de controle, especialmente durante períodos de aumento das chuvas, quando há maior oferta de água e, consequentemente, maior infestação de mosquitos.

Com essa implementação, Santo Antônio das Missões dá mais um passo importante no combate à dengue, utilizando técnicas modernas e eficazes para proteger a saúde da população.