Saúde: Agentes de Combate às Endemias implantam método BRI-Aedes em Santo Antônio das Missões

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 26/03/2024 às 09:40   |   Imprimir

 Os Agentes de Combate às Endemias de Santo Antônio das Missões iniciaram a implantação do método BRI-Aedes, que consiste na borrifação residual intradomiciliar de inseticidas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As primeiras aplicações tiveram início em órgãos públicos, escolas e nas unidades básicas de saúde visando eliminar possíveis focos do mosquito nessas áreas.

 Após a aplicação nos órgãos públicos, os agentes começaram a implantar o método em residências, como parte de uma estratégia abrangente de combate ao mosquito. As primeiras aplicações a serem realizadas nas casas estão sendo implementadas nas quadras onde tivemos casos positivos - após será aplicado em toda a cidade.

 Como método de trabalho o inseticida é borrifado em duas paredes internas e uma externa que seja abrigada da chuva. A aplicação é realizada a nível do chão até 1,5 metros de altura, onde é mais comum que os mosquitos pousem.

 Uma vez aplicado o inseticida, ele cria uma película protetiva que age durante 4-6 meses. Todo esse processo de borrifação demora em média 4 minutos para ser concluído por residência, sendo que após a aplicação o morador deve ficar uma hora sem entrar no cômodo, mantendo as janelas abertas permitindo assim a ventilação do ambiente.

Termo de autorização

 Para a realização dessa técnica, o morador é orientado sobre como o procedimento é realizado e é apresentado o termo de autorização, nesse momento é entregue uma guia contendo o passo a passo a ser seguido antes e depois da aplicação.

 Após a realização do procedimento, é apresentado o comprovante de execução do BRI-Aedes, assinado pelo morador e o aplicador - para fins de comprovação.