Dia “S”: Saúde promove dia da saúde durante as atividades da Semana do Município

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 09/10/2023 às 14:56   |   Imprimir

A Prefeitura de Santo Antônio das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na Praça Antônio Vicente do Nascimento o primeiro Dia “S”, dia da saúde no município, que ocorrerá nesta terça-feira (10/10) durante os festejos da Semana do Município.

De acordo com a Saúde, o objetivo é concentrar os atendimentos de todas as Unidades de Saúde em torno da Praça da Matriz, com exceção do Pronto Atendimento Municipal (PAM) que continuará atendendo normalmente.

Nesse dia, a Saúde estará desenvolvendo para a população uma intensa programação com ações educativas e de promoção da saúde, bem-estar e de qualidade de vida, além de lazer para as crianças.

Quem passar pela Praça, poderá visitar os 4 ESFs, e terá a oportunidade de aferir a pressão arterial, medir a glicose capilar, receber orientações de higiene bucal, alimentação saudável, dengue, entre outras.

Nos locais também terá a prestação de atendimento e de orientações que serão ministradas pela equipe do Hospital de São Luiz Gonzaga (HSLG) (maternidade e amamentação), e também pelo SAMU e PAM (orientação sobre urgência/emergência), fisioterapeutas (cuidado com dores lombares e saúde do trabalhador), pelo Núcleo de Apoio à Atenção Básica - NAAB - (saúde mental e depressão) e ainda pelos agentes de combate às endemias (Dengue, Febre Amarela).

Na Unidade Básica de Saúde que fica em frente à Praça, será oferecido, de forma gratuita para a população, 200 exames de PSA para os homens (câncer de próstata) e 120 exames citopatológicos para as mulheres (colo do útero).

Na Sala de Vacinas Central, acontece o dia de multivacinação municipal, em crianças e adolescentes até 15 anos. Venha e atualize a caderneta de vacinação de seus filhos.

No Salão Paroquial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), serão ministradas palestras sobre a saúde sexual para adolescentes, mulheres e também para os homens, em horários separados, assim como a prática de exercícios e alongamento ministrados por profissional da área de Educação Física.

Ainda no Salão Paroquial, será servido um saboroso almoço (churrasco) ofertado para os membros da comunidade que participarem do evento. Por fim, serão montados vários brinquedos com auxílio de monitores (tobogã, escorregador, pula-pula, entre outros), para as crianças.