“Novembro Azul”: palestra gratuita foi realizada nesta quarta-feira

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 23/11/2017 às 08:39   |   Imprimir

A Prefeitura de Santo Antônio das Missões, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Laboratório Biolabor, promoveu na manhã desta quarta-feira, 22, uma importante palestra para alertar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata. O evento realizado no Clube 7 de Setembro faz parte da campanha “Novembro Azul”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização efetuada por diferentes entidades no mês de novembro, cujo objetivo é esclarecer a comunidade, especialmente os homens, sobre as doenças masculinas, enfatizando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A programação contou com a presença de um grande número de participantes, os quais puderam fazer gratuitamente o exame PSA, que mede nível de Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue e uma das principais formas de se detectar tumores desse tipo. Foram ofertados 250 exames para homens a partir dos 40 anos.

A mesa foi formada pelo prefeito Puranci Barcelos, secretário municipal da Saúde Adir Cezar Alves, palestrante bioquímico da Biolabor Gustavo Pimentel Dutra, proprietário do Laboratório Carlos Pimentel e a coordenadora da Atenção Básica Pâmela Furtado de Matos.

O que é o câncer de próstata?

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Acontece quando células deste órgão começaram a se multiplicar de forma desordenada.