Alunos realizam trabalho sobre funcionamento das salas de AEE

Movidos pelo interesse em acompanhar a Inclusão Educacional, os alunos da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deocleciano R. da Silva realizaram um trabalho buscando investigar o funcionamento das salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) em Santo Antônio das Missões. O estudo foi efetivado dentro do Eixo Temático do 3º trimestre “Santo Antônio das Missões: Valorização da História e da Cultura”. Foram realizadas visitas nas escolas, e entrevistas com alunos e professoras que atuam neste Setor.

O trabalho foi orientado pelas professoras: Diva Rodrigues de Ávila e Rejane Fracaro Bica. Durante a Culminância do Projeto, realizada na escola no dia 04 de novembro, os alunos apresentaram os trabalhos expondo oralmente as investigações feitas e vídeos realizados por eles para todas as turmas do turno da manhã. Foram elencados questionamentos sobre: objetivos da sala de AEE, perfil dos alunos atendidos, critérios para atendimento, dificuldades encontradas para trabalhar, relação com as professoras das salas regulares, e a integração com família do aluno e as práticas pedagógicas para o atendimento das necessidades educacionais especiais.

Os alunos da 8ª série juntamente com as professoras orientadoras do trabalho agradecem as professoras Maria Inês Jacques, Cíntia Barcelos, Manoela Oliveira, Juliana Gomes, Sônia Bolacel e Rejane Fracaro Bica, pela atenção e dedicação.

A Secretária de Educação e Cultura Rejane Miranda esteve presente no evento realizado na escola, o qual destaca “a importância e a sensibilidade do trabalho no sentido de valorização destes espaços tão importante para as escolas, num momento em que a inclusão vem sendo o grande desafio destas e caminhar juntos faz-se necessário para que realmente a inclusão efetive-se de fato”.