SMEC investe em melhorias nas salas de AEE

Com o propósito de melhor atender a demanda de alunos que frequentam as salas de Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) adquiriu novo kit de jogos pedagógicos a cada sala, que permitem ao professor trabalhar as áreas da linguagem, cognitiva, lógico-matemático, assim como a área sócio-emocional tão importante na estruturação do sujeito.

Estas salas que estão situadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santo Antônio (contando com duas salas de atendimento especializado), EMEF Antônio S. Robalos, EMEF Evilásio J. Ourique e EMEF Deocleciano R. da Silva, também terão disponível kit com as provas piagetianas, material pedagógico que permite o professor especializado avaliar o aluno nas diferentes áreas de aprendizagem.

As salas são compostas por materiais pedagógicos, equipamentos de informática com 2 computadores e impressora disponível ao aluno, assim como outros materiais específicos que foram enviados através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) - Ministério de Educação.

Durante este ano a SMEC também já tinha adquirido kit com jogos, além de tapetes, espelhos, armários a algumas destas salas visando um espaço mais agradável e significativo para o aluno que precisa deste atendimento.

No ano de 2013, a EMEF Evilásio J. Ourique, Deocleciano R. da Silva e Antônio S. Robalos, aplicaram os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Acessibilidade na adaptação de sanitário, aquisição de softwares, assim como a colocação de climatizador nestes espaços.

Neste ano, estão sendo elaborados os planos de atendimento do Programa PDDE Acessibilidade para as seguintes escolas: EMEI Francisco G. Morales e EMEF Santo Antônio, onde cada educandário contará com um sanitário acessível.

- Consideramos de extrema relevância estes investimentos, pois estes espaços atendem um número significativo de alunos que requerem uma prática especializada de forma lúdica, interativa e diferenciada, onde cada um dentro de suas possibilidades consiga desenvolver-se positivamente e sentir-se incluído na escola onde frequenta, destaca a professora Vera Belchor, supervisora do Setor de Educação Especial da referida secretaria.