“Tropeirismo – Contribuição para a Formação da Identidade Sul-riograndense”, foi o tema do Desfile Farroupilha 2018

O Dia do Gaúcho foi comemorado em grande estilo em Santo Antônio das Missões. O Desfile Farroupilha começou por volta das 15h, na Avenida Prefeito José Nunes de Abreu – Praça Antônio Vicente do Nascimento (Praça da Matriz). O desfile foi aberto pelo prefeito Puranci Barcelos e demais representantes das entidades tradicionalistas com suas respectivas bandeiras.

Veja mais fotos aqui

Com o tema “Tropeirismo – Contribuição para a Formação da Identidade Sul-riograndense”, o Desfile Farroupilha levou um grande número de pessoas à Praça da Matriz, no dia 20 de Setembro, quarta-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a importância deste tema para os festejos farroupilhas 2018 foi recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque.

Mais uma vez, Santo Antônio das Missões homenageou tradicionalistas que ao longo de suas vidas sempre honraram as tradições do Estado do Rio Grande do Sul. Os escolhidos foram Valtoni Martins, Renato Dias (canhoto) e Berenice Carvalho, os quais entregaram troféus com seus nomes às entidades que melhor apresentaram fidelidade ao tema, organização e indumentária gaúcha.

Os escolhidos, conforme os jurados José Aloísio de Freitas, Rosa Cecília Balbé e Volber Carvalho, foram Piquete dos Farrapos (troféu Fidelidade ao Tema), Piquete Batendo Casco (troféu Indumentária Gaúcha) e CTG Porteira das Missões (troféu Organização).

Lei Estadual

Conforme Lei Estadual nº 4.850 de 11 de dezembro de 1964, a Assembleia Legislativa oficializou a Semana Farroupilha, a qual é comemorada de 13 a 20 de setembro de cada ano.