Educação promove encontros bimestrais da Rede de Apoio a Escola

A Rede de Apoio a Escola (RAE), em Santo Antônio das Missões, vem realizando encontros bimestrais para debater assuntos pertinentes às comunidades escolares tanto da rede municipal como estadual. A Rede é constituída por representantes dos diretores municipais, estaduais, FICAI, secretarias e conselhos municipais, além de professores municipais e o Conselho Tutelar.

No último dia 06 de junho, terça-feira, na Biblioteca Municipal José de Alencar, foi promovido pela Secretaria da Educação mais um encontro, contando com a presença do promotor de Justiça Dr. Matheus Cargnin, somando os conhecimentos do grupo, bem como contribuindo nos questionamentos e debate do encontro.  Na oportunidade o tema em questão foi “Mediação de Conflitos”, sob coordenação da professora Volnira Carvalho, que trouxe aos presentes à experiência vivenciada no âmbito da rede estadual e que poderá ser alvo de estudo na rede municipal, visando buscar abordagens diferenciadas nas questões conflituosas que envolvem a comunidade escolar.

A temática da idade corte etário para o ingresso no 1º ano do ensino fundamental, foi mais uma vez discutido. Devido a vários processos que ultimamente a Educação vem respondendo no sentido de efetuar a matrícula de alunos fora da idade limite, conforme estabelece a legislação nacional.

O trabalho em rede permite uma maior troca de informações e apoios, uma vez que a articulação conjunta potencializa uma melhor eficiência no resultado do trabalho pretendido, neste caso, a escola, procurando sempre zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.