Associação da Pecuária Familiar Missioneira realiza mais uma reunião e recebe oficialmente patrulha agrícola

Nesta quarta-feira, 25, ocorreu mais uma reunião da Associação da Pecuária Familiar Missioneira (APFM), em Santo Antônio das Missões. A atividade aconteceu no Parque de Exposições Lindolfo Jacques Ourique e contou com a presença de autoridades e pecuaristas familiares. Na oportunidade, o prefeito Puranci Barcelos (anfitrião do evento) realizou o ato de entrega da patrulha agrícola composta por 7 equipamentos para a associação.

A pecuária familiar, baseada na produção extensiva, se caracteriza por respeitar o meio ambiente em que está inserida e pela forma de condução das práticas de manejo. Em mais um encontro da associação, a mesa foi formada pelo prefeito Puranci Barcelos, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Valdir Lopes Robalo, gerente regional da Emater/RS-Ascar Ademir Renato Nedel, chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar Flávio Bonato, presidente da Associação Pecuária Familiar Missioneira André Marks e do coordenador do Codeter José Toledo.

Na reunião, Flávio Bonato, chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, apresentou um relato sobre a associação com dados e informações desde o início da sua fundação. A Associação da Pecuária Familiar Missioneira, hoje é composta por 32 pecuaristas. Ela foi criada no dia 11 de dezembro de 2006 com o intuito de fortalecer a pecuária familiar no município, unir forças e tornar mais próxima à assistência técnica, e no decorrer deste tempo vem cumprindo com muita eficiência o que foi proposto em sua fundação. Os encontros são realizados na propriedade dos membros quando já fica estabelecida a data da próxima reunião e em qual propriedade será promovida.

Na ocasião, a associação recebeu oficialmente equipamentos que compõem patrulha agrícola para pecuaristas familiares. O conjunto de máquinas, que tem o objetivo de estimular a agricultura familiar, servirá para os serviços de recuperação de solos em campo nativo, preparo de áreas para plantio e sobre semeadura, tratos culturais, colheita e reservação de alimentos para bovinos e ovinos.

Patrulha agrícola

Trator 4X4, semeadeira de arrasto, enfardadeira de rolos, segadeira, enleirador e espalhador, distribuidor de calcário e adubo e uma roçadeira.