Desfile Farroupilha é realizado em Santo Antônio das Missões

 Na tarde desta quarta-feira, 20 de Setembro, foi realizado o Desfile Farroupilha em comemoração ao ‘Dia do Gaúcho’. O evento ocorrido na Praça Antônio Vicente do Nascimento (Praça da Matriz), teve como tema: “Farroupilhas: Idealistas, Revolucionários e Fazedores de História”. Abriram a cancela das apresentações 2017 o prefeito Puranci Barcelos e representantes das entidades tradicionalistas de Santo Antônio das Missões.

 No limiar das comemorações alusivas da Revolução Farroupilha, um grande número de cavalarianos, representantes de 9 entidades tradicionalistas, Pelotão de Autoridades Tradicionalistas, CTG Porteira das Missões, Poncho Verde, Piquete Rastro Missioneiro, Piquete Batendo Casco, Cabanha Marca Jota, Piquete Honrando o Bar da Esquina, Piquete Harmonia Gaúcha e Piquete dos Farrapos participaram do desfile.

 Neste ano, através de reuniões realizadas com as entidades tradicionalistas do município, achou-se por bem homenagear santo-antonienses que ao longo de sua vida sempre honraram as tradições do Estado do Rio Grande do Sul. Após consenso de todos os participantes foram escolhidos: Gomercindo Ferreira Nunes, Hélio Lopes Balbé e Egydio Ferreira Ortiz (Quecé), os quais entregaram troféus com seus nomes às entidades que melhor apresentaram fidelidade ao tema, bem como organização e indumentária.

 Os escolhidos, conforme os jurados Jurema Nenê, Milton Sérgio Rodrigues e Patricia Coró Somavilha, foram Piquete dos Farrapos (troféu Fidelidade ao Tema Gomercindo Nunes), Piquete Batendo Casco (troféu Organização Hélio Lopes) e CTG Porteira das Missões (troféu Melhor Indumentária Quecé Ortiz).

Lei Estadual

 Conforme Lei Estadual nº 4.850 de 11 de dezembro de 1964, a Assembleia Legislativa oficializou a Semana Farroupilha, a qual é comemorada de 13 a 20 de setembro de cada ano.