Santo Antônio das Missões exaltou as tradições e valores que fazem parte da identidade do Rio Grande do Sul através do ‘Desfile de 20 de Setembro’

No dia 20 de setembro, o Rio Grande do Sul celebrou uma das datas mais importantes de sua cultura: o Dia do Gaúcho. Nessa data, Santo Antônio das Missões exaltou as tradições e valores que fazem parte da identidade do Estado gaúcho através do ‘Desfile de 20 de Setembro’ com entidades tradicionalistas, piquetes e grupos de cavalarianos.

Veja os cliques do evento: aqui

O público lotou a Praça Antônio Vicente do Nascimento (Praça da Matriz) para ver as oito (08) entidades tradicionalistas do município desfilarem com indumentárias gaúchas, mostrando todo o encanto e tradição do povo gaúcho. O 20 de Setembro é uma verdadeira homenagem a todos aqueles que enaltecem e valorizam a cultura gaúcha.

Durante o desfile, foram realizadas apresentações de danças tradicionais, além de demonstração de tipos de gineteadas - modalidades que são praticadas em rodeios – e apresentação de uma encenação lembrando a Guerra dos Farrapos (Revolução Farroupilha) pelo Piquete dos Farrapos.

Além da passagem dos cavalarianos e apresentações folclóricas, o desfile também reservou um momento para homenagear munícipes que ao longo de suas vidas contribuíram para a preservação e promoção da cultura e tradições gaúchas. Tradicionalistas que entregaram os troféus com seus respectivos nomes as entidades que foram avaliadas nos quesitos organização, indumentária gaúcha e fidelidade ao tema 2023: “Centenário da Revolução de 1923 – Revolução Assisista”.

O Dia do Gaúcho é uma ocasião de união e celebração da identidade do povo gaúcho, estreitando os laços com as tradições e preservando a memória e o legado do Rio Grande do Sul, Estado tão rico em cultura. É um momento de honrar o passado, viver o presente e construir o futuro, mantendo viva toda a história e os valores que são transmitidos de geração em geração.

A Prefeitura de Santo Antônio das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), agradece a presença dos cavalarianos e do grande público que lotou a Praça da Matriz.

Homenageados da Semana Farroupilha

- Eotha Barcelos;

- Athanasio Helgueira Ortiz;

- Mauro Cleber Saratt Balbé;

- João Alberto Maciel Freitas;

- Dalvio Somavilla.

Entidades tradicionalistas premiadas

- Troféu Organização: CTG Porteira das Missões;

- Troféu Indumentária Gaúcha: Piquete Batendo Casco e Cabanha Marca Jota;

- Troféu Fidelidade ao Tema: Piquete dos Farrapos.