Escolas municipais são contempladas com sanitários acessíveis

Dentro do programa Escola Acessível, o qual disponibiliza recursos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PPDE), foram adaptados sanitários nas Escolas Municipais Francisco Morales e Santo Antônio. O recurso foi liberado através do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Conforme o setor de supervisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), após a elaboração dos planos de atendimento e com aprovação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), foram possíveis à adaptação dos sanitários nestas duas escolas.

Os educandários também foram beneficiados com a aquisição de climatizadores nas salas de Atendimento Educacional Especializado na Escola Santo Antônio, bem como a climatização de uma sala de aula na EMEI Francisco Morales.

De acordo com a SMEC, hoje quase todas as escolas municipais possuem o sanitário adaptado às pessoas com deficiência, pois em 2014 as demais já haviam sido construídas (Antônio S. Robalos, Deocleciano R. da Silva e Evilásio J. Ourique). Ressaltamos a necessidade de adequação em diversos aspectos em cada escola, mas observamos que a adequação de um sanitário já é um passo muito importante para promover a autonomia, independência e principalmente a inclusão, proposta que vem sendo discutida e construída a cada dia nas escolas regulares.

“A educação inclusiva traz o desafio de não só acolhermos os alunos com deficiência, mas de garantirmos condições de acesso e de aprendizagem em todos os espaços, programas e atividades no cotidiano escolar. Desta forma, o município disponibiliza hoje 5 salas de recursos multifuncionais oportunizando aos alunos que precisam o atendimento educacional especializado”, conclui o setor.

Concluído

Com este recurso cada escola concluiu no mês de fevereiro a reforma de um sanitário, contando com espaço amplo, barras de apoio, vaso sanitário próprio para pessoas com deficiência, além de porta alargada.