Decreto de situação de emergência beneficia agricultores de Santo Antônio das Missões atingidos pela estiagem

 A estiagem ocorrida em novembro de 2020 declarada no decreto Nº 5091 (26 de novembro) e homologada pela Defesa Civil, portaria Nº 3.260 (29 de novembro) beneficiou agricultores de Santo Antônio das Missões que receberam as sementes pelo programa Troca-Troca na safra 2020/2021.

 Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Agricultura) aproximadamente 30 produtores foram beneficiados e não precisarão fazer o pagamento das sementes.

 Em função do quadro crítico que se teve na produção do milho safra, o Governo do Rio Grande do Sul anunciou que o Estado arcará 100% dos custos das sementes de milho e sorgo nos 104 municípios afetados pela estiagem e que tiveram situação de emergência reconhecida. A assinatura do decreto ocorreu no dia 25 de maio, no Palácio Piratini.

 “Isso é fruto de um esforço de diversas entidades que estiveram reunidas por vários momentos, com apoio de agricultores, realizando levantamento de perdas no setor agropecuário do município”, afirma Vagner da Silva – secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Imagem ilustrativa/internet